Exposição no IFSC exibe artesanato produzido com lixo
- Ingrid Meurer
- 10 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

Projeto Merciclagem reúne obras feitas por aluna da instituição até o dia 10 de maio com o objetivo de chamar atenção para a questão do descarte de resíduos
Até esta quinta-feira, 10, ocorre no Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) a exposição Merciclagem, que reúne artesanato produzido pela aluna Merci Canjerano. Os trabalhos estão expostos no monobloco, em frente à parede grafitada. A exposição, intitulada a partir da mistura do nome da estudante com a palavra reciclagem, tem o objetivo de alertar as pessoas sobre os riscos do descarte incorreto de lixo, além de mostrar que nem tudo precisa ser descartado, mas que pode também ser transformado em coisas surpreendentes.
Além das obras da aluna do segundo módulo do curso técnico em Meio Ambiente, estão expostas informações sobre coleta e descarte de lixo. Elas foram pesquisadas por alunos do curso de Meio Ambiente, com o objetivo de informar e conscientizar as pessoas sobre a destinação final dos resíduos e a possibilidade de reutilizá-los.
Merci diz que desde jovem se interessou por construções e transformações e com o passar do tempo começou a se questionar sobre o lixo que estava por toda parte. A ideia de reutilizar os materiais recicláveis e então transformá-los em coisas úteis ou decorativas veio a calhar.
Muitos estudantes e pessoas envolvidas com o Instituto Federal estão parando para dar uma olhada no projeto e se questionar sobre o destino do lixo, inclusive no campus. “É preciso que as pessoas pensem no meio ambiente e entendam qual vai ser o fim desses materiais, além de ser uma ideia muito interessante”, diz a aluna da 2ª fase de Saneamento, Vitória Ramos Regis.
Dentre informações contidas no mural exposto, está a de que 80% do volume de lixo que chega aos oceanos é fruto da má gestão de resíduos nas cidades. Além disso, dois milhões de toneladas do volume total de lixo oceânico vem do Brasil, e este volume é equivalente a sete mil campos de futebol.
Outro destaque da Merciclagem é um mapa do campus, no qual os alunos fixaram lixo descartado incorretamente durante a primeira manhã da exposição. No campus, 60% do lixo é descartado incorretamente, enquanto apenas 40% tem seu fim correto.
Comments