top of page

ONG de Florianópolis promove aulas gratuitas de português para imigrantes e refugiados no IFSC Câmpu

  • Nathalia Silveira
  • 10 de mai. de 2018
  • 1 min de leitura

O objetivo do projeto, idealizado pela Organização Pelos Refugiados (OPR) , é auxiliar os imigrantes e refugiados em Florianópolis. As inscrições foram feitas pela internet e o início das aulas foi em março. As aulas são realizadas no bloco central, ocorrendo de segunda a quinta no período noturno, sendo totalmente gratuitas. — O foco desse projeto é que eles consigam se comunicar no cotidiano. Saber ler e escrever o básico, mandar enviar um e-mail... a ideia é que eles consigam fazer suas coisas por si mesmos — comenta Bárbara Vicentini, diretora da organização.

A OPR (Organização Pelos Refugiados) é uma ONG criada em 2016 por iniciativa da estudante de direito Bárbara Vicentini, de 25 anos. Em 2017 a ONG conseguiu iniciar uma turma para imigrantes e refugiados no IFSC Florianópolis. Neste primeiro semestre de 2018, três turmas estão preenchidas, com cerca de 20 a 30 alunos cada, todos adultos entre 20 e 30 anos, a grande maioria de origem haitiana.

A organização conta com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para ter um espaço físico para o curso. Para a realização das aulas, tem-se ajuda de professoras voluntárias de português, com o financiamento coletivo para a compra de materiais escolares para os alunos.

Para as duas turmas do primeiro semestre de 2018, precisaram ser arrecadados cerca de R$ 1150,00 para cobrir os custos dos materiais utilizados, esse valor sendo conquistado por meio de doações acima de R$5,00. Para maiores informações consultar a página do facebook do grupo.

Não há ainda previsão para matrículas destinadas ao segundo semestre, porém essas serão disponibilizadas na página oficial no facebook: https://m.facebook.com/PelosRefugiados/?ref=page_internal.


 
 
 

Comments


2018. É novax. Produzido disciplina Português

bottom of page