Orquestra Experimental do IFSC - Câmpus Florianópolis comemora 17 anos!
- Lucas Broering
- 7 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
No próximo dia 22 de novembro a OEXP IFSC completará 17 anos, são longos e aclamados anos que ajudaram na formação de novos músicos na região de Florianópolis.
Há mais ou menos 17 anos atrás esse projeto extracurricular foi criado no IFSC justamente para aproximar mais os alunos que participam das aulas de música dos instrumentos e da vida de um músico e nas descobertas de novos talentos que seguiriam carreira nesse ramo.
Para entrar na OEXP o aluno interessado precisa ingressar em algum dos dois cursos extracurriculares especializados em orquestra, são eles: Básico de Instrumentos de Orquestra e Prática de Orquestra. Os cursos são totalmente gratuitos e as inscrições são abertas duas vez por semestre. No curso “Básico de Instrumentos de Orquestra” o aluno deve participar de um sorteio público seguidamente de um teste de musicalidade. Contudo para o curso “Prática de Orquestra” a seleção é feita por meio de uma entrevista e audição musical, e diferente do outro curso o candidato precisa ter seu próprio instrumento, a instituição não fornece o instrumento para a realização do mesmo.
Geralmente os formandos apresentam um concerto para carimbar o fim do curso. Como em 18 de abril de 2018 um grande concerto realizado por formandos na regência dos professores Irineu Melo e Ramiro Antonio da Costa localizado no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). Os ingressos para o espetáculo foram gratuitos, porém no dia da apresentação, foi necessário levar um quilo de alimento não perecível, que posteriormente foram doados para instituições de caridade. O concerto foi composto por peças de Beethoven, Handel, Strauss e do folclore japonês.
Segundo um aluno do curso integrado, já em um estágio mais avançado o projeto é “ uma boa oportunidade para alunos que gostam e tocam algum instrumento. Serve também para integrá-los a esse meio, e é interessante as apresentações para o público da instituição e da região”.

Comments