top of page

Estudantes do IFSC são premiados pela Olimpíada Brasileira de Física

  • de Física October 31
  • 9 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

No dia 19 de outubro de 2018, estudantes da segunda fase do curso de eletrotécnica do IFSC, Gabriel Arlon Valadão, Yudji Yamamoto e Pedro Jann Luna conquistaram o 3° lugar internamente no IFSC na Olimpíada de Física.


Em agosto de 2018 estudantes de todo o Brasil participaram da 1° fase da OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física para Escolas Públicas) que ocorreu em todas as escolas públicas do Brasil, inclusive no Instituto Federal de Santa Catarina- Câmpus Florianópolis, onde os estudantes realizaram as provas.


A OBFEP teve duração de 3 horas e ocorre em duas fases e em cada fase os alunos participantes da olimpíada são divididos em 3 (três) níveis. De acordo com o grau de escolaridade, os estudantes do IFSC realizaram as provas de Nível B e C, matriculados no 1°, 2°, 3° e 4° ano do Ensino Médio. Nessa primeira fase os estudantes Gabriel, Yudji e Pedro se classificaram e passaram a segunda fase.


A segunda fase ocorreu no dia 20 de outubro, nos Centros de Aplicação (SEDES) indicados pela Coordenação Estadual e teve a duração de quatro horas (das 13 horas às 17 horas, horário local).


De acordo com o estudante Gabriel a prova da primeira fase não estava muito difícil e neste tipo de olimpíada sempre tenta manter a calma e se concentrar. Quando perguntado aos estudantes a sensação de ter ganhado a medalha, Yudji responde:


-Foi ótima! Foi uma sensação de superação e provar para mim mesmo que sou capaz.


Fransueli Bahr, professora de física, diz que a importância da participação dos alunos na Olimpíada de Física vai além de testar os conhecimentos dos próprios e serve como um incentivo para os alunos no estudo da Física.



 
 
 

Comments


2018. É novax. Produzido disciplina Português

bottom of page