Testes que analisam níveis tóxicos na água estão sendo realizados no IFSC
- Matheus Ramos
- 22 de nov. de 2018
- 1 min de leitura

Os testes ecotoxicológicos, que analisam a toxidade no meio-ambiente, em especial nas águas, estão sendo crescentemente aplicados no Brasil. No IFSC campus Florianópolis os estudos estão focados principalmente na Daphnia magna. Esses pequenos crustáceos planctónicos têm sido utilizados para avaliar os efluentes e esgotos, também sendo usados para os testes de qualidade da água.
O uso e manuseio inadequado da água, juntamente aos resíduos que são depositados nos mares levou à poluição preocupante dos recursos hídricos, em escala mundial, resultando, em muitas regiões, na escassez de água de boa qualidade para a saciar a sede dos seres vivos, produção de alimentos e outros usos indispensáveis para a vida.
Os testes são feitos nos laboratórios de ecotoxicologia no DACC, atualmente os crustáceos são somente utilizados para testes em sala de aula pra estudo dos alunos, mas esses seres já foram usados também como testes para ver a quantidade de gasolina que os postos acabam despejando nos esgotos.
Comments