Qualidade da água no IFSC
- Layon Ribeiro
- 28 de nov. de 2018
- 1 min de leitura

No dia 28 de novembro, a impressão de pessoas que frequentam a instituição IFSC - Câmpus Florianópolis sobre como avaliam a qualidade da água e dos bebedouros foi apurada. Para maioria, água e bebedouros estão adequados.
Recomenda-se beber 2 litros de água por dia, no entanto qual é a qualidade da água que bebemos? Os bebedouros que utilizamos diariamente podem ser catalisadores de doenças, provocada pela produção natural de biofilmes e algas quando expostos à luz. Esses seres podem mudar o cheiro, a coloração e o paladar da água, por isso a Organização Mundial de Saúde orienta a higienização de uma vez por mês nos bebedouros.
Os purificadores e filtros utilizados nos bebedouros tem a função de melhorar a qualidade da água reduzindo o cloro e retendo as partículas e micro-organismos.
A reportagem apurou que 64% das pessoas entrevistadas gostam do estado dos bebedouros do IFSC, embora o restante não se agrade. Quanto a qualidade da água 34% indicam que existe o gosto de cloro, ainda que 66% restante, a maioria, considera a água boa.
Doenças como hepatite A, cólera, febre tifóide, giardíase e amebíase são exemplos de doenças que podem ser transmitida pela água.
Segundo Luciano Linhares, coordenador de manutenção do departamento de infraestrutura do câmpus, cada bebedouro tem seu próprio filtro, a limpeza dos bebedouros acontece semanalmente, a troca dos filtros é feita semestralmente e ainda ressalta que a caixa d’ água da instituição é limpa anualmente.
Comentários