Mudança no código de vaga de professor de educação física para matemática gera polêmica no IFSC - Câ
- Julia Santos
- 20 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Na quinta feira dia 02 de maio de 2019 às 15:40 no IFSC câmpus Florianópolis, ocorreu uma reunião do colegiado do DALTEC, “extraordinária”, segundo os professores de educação física, e nesta, por votação de 9 a 5 votos de professores, foi decidida a retirada de vaga de um professor da área de educação física, que se aposentou, para ser transferida à matemática.
Segundo dados fornecidos da POCV (Planilha de Cursos e Vagas de professores, quanto a carga de trabalho), cedidos pelo DALTEC, os professores de matemática estavam com uma carga horária de 17,9 horas em sala de aula e a carga horária de trabalho no IFSC é de, no máximo 18 horas. Já para os profissionais de educação física, era de 12,8 horas de aulas de cursos regulares. Segundo Daltec, esses dados foram um dos principais pontos apresentados na votação, com a presença dos representantes de cada categoria, das assessorias e da coordenadoria.
Os professores de educação física declararam em conversa com alunos (06/09) que se sentem “fraturados” com essa retirada, e também que “não é discutível que há uma necessidade de mais professores para matemática, no entanto não vai resolver o problema, tirar o pão da boca de um filho e dar para o outro”.
Assim, discorreram sobre possíveis consequências desta decisão, como o fim dos treinos, que são aulas extracurriculares no IFSC, exemplos o vôlei, a dança, o basquete e etc. Também relataram que é possível ocorrer o fim das aulas por modalidade, pois afirmaram que “ficará inviável dar aulas para 40 alunos em uma modalidade” como descreve Andresa Silveira, professora de E.física.
No entanto, a chefe do DALTEC, Gizelle Kaminsk Corso, afirmou que a retirada de aulas por modalidade “não é verídica ” visto que na reunião do colegiado do DALTEC, em nenhum momento foi levantada a possibilidade de retirada das modalidades, mesmo com a perda da vaga.
O grêmio estudantil (representação dos alunos) fará uma reunião na segunda feira dia 20 de maio, com intuito de discutir ações viáveis dos alunos, para um possível retorno desta vaga à educação física, e se dizem “insatisfeitos” com essa retirada, além de afirmarem que “ não foi convocado um membro estudantil para representar a opinião dos alunos a respeito dessa decisão na cadeira que é reservada a eles na reunião”, como afirmado em reunião do grêmio (06/05)
Comments