top of page

MOBILIZAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS CONTRA O CORTE DE VERBAS

  • Isadora Trelha Matias
  • 13 de mai. de 2019
  • 3 min de leitura

ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DO IFSC CÂMPUS FLORIANÓPOLIS SE MOBILIZAM CONTRA CORTE DE VERBA.

Após o anúncio oficial do MEC a respeito do corte de 30% no orçamento das instituições como as Universidades e Institutos Federais, foi dado início a uma série de manifestações e mobilizações, por parte dos estudantes e funcionários das instituições federais, em todo o Brasil. Em frente ao IFSC câmpus Florianópolis, foi feita uma manifestação na manhã do dia 8 (oito) de maio de 2019 (dois mil e dezenove), onde funcionários e alunos foram à rua com cartazes contra a atitude do governo federal.

Desde sexta feira passada, dia 3 (três) de maio, o Grêmio Estudantil Livramento do IFSC Florianópolis vem mobilizando os alunos para que participem das reuniões e assembleias a fim de que as deliberações sejam democráticas. Os membros do grêmio explicitaram o desejo de que tanto as assembleias anteriores ao dia 3, quanto as posteriores, ocorressem de forma massiva, pois como órgão representativo da classe de estudantes, o grêmio, tem como função apresentar as decisões tomadas pelos alunos, além de definir um posicionamento político, neste caso, o posicionamento político em relação ao corte de 30% do orçamento.

As reuniões e assembleias do Grêmio Estudantil Livramento são abertas, sendo assim, qualquer estudante do IFSC pode participar, embora haja a participação efetiva de poucos. Mesmo que a reunião de sexta-feira passada tenha tido um número maior que o normal de presenças, com mais de 150 (cento e cinquenta) pessoas. Mesmo sendo considerável, ainda sim, não é um número bom, se comparado ao número de estudantes da instituição, como ressalta o grêmio.

Para a manifestação que ocorreu nesta quarta-feira, houve uma organização por parte do grêmio com auxílio dos alunos. Esta organização teve início na reunião do dia 3, em que os alunos de diferentes cursos e fases se ofereceram para ajudar na confecção de cartazes que foram usados nesta quarta-feira e auxílio na divulgação do ato, por meio das redes sociais.

A manifestação do dia 8 (oito) foi a segunda forma de protesto feita pelos alunos. A primeira manifestação ocorreu na segunda-feira em diversos câmpus do IFSC, inclusive no de Florianópolis. E nela, através da vestimenta, todos estudantes e funcionários, adeptos ao movimento, teriam de preto para que fosse tirado uma foto mostrando o "luto" dos estudantes em relação ao corte orçamentário. A divulgação para esta mobilização, no câmpus Florianópolis, teve início no domingo, ou seja, houve um dia para a divulgar a manifestação por meio das mídias digitais. O resultado, segundo o grêmio, foi a presença de cerca de 100 (cem) estudantes em frente ao hall de entrada. Este número não foi satisfatório, pois segundo alguns funcionários entre eles o técnico administrativo Bruno Egues, o número de estudantes na foto não representou a quantidade de pessoas total vestidas de preto no câmpus. Com isso foi solicitado que houvesse uma segunda manifestação para que esta ocorresse com a divulgação necessária e participação efetiva de alunos e funcionários. Após, deu-se início à divulgação do movimento que ocorreria da quarta-feira (8)

A divulgação do segundo protesto deu-se com o auxílio dos alunos por meio de redes sociais, além dos integrantes do Grêmio Estudantil Livramento terem divulgado em sala. Assim como a primeira manifestação, os alunos foram vestidos de preto como forma de protesto, reuniram-se em frente ao hall de entrada. Como já dito anteriormente, os alunos confeccionaram cartazes que foram utilizados no ato do dia 8 (oito). O protesto ocorreu após o turno matutino entre 11:30 e 12:20, nele os estudantes, após se reunirem na escadaria tomaram a faixa de segurança, fazendo uma barreira de protesto e impedindo a passagem dos carros. O ato contou com mais de um centena de pessoas, especialmente estudantes, mas com a presença de servidores de IFSC e obteve apoio do público da rua.


O grêmio terminou a manifestação chamando a todos para as atividades que seguiam e também para a assembleia dos estudantes, que ocorre na sexta-feira (10). Esta tem sido divulgada para que os alunos participem e fiquem cientes dos movimentos de manifestações que ocorrerão durante a paralisação do dia 15 (quarta -feira).


 
 
 

Comentarios


2018. É novax. Produzido disciplina Português

bottom of page