top of page

MANIFESTANTES DO IFSC JUNTAM-SE AOS DE OUTRAS UNIVERSIDADES EM PASSEATA CONTRA CORTES NA EDUCAÇÃO.

  • Wendhll Júnior
  • 16 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DO IFSC JUNTARAM-SE À MANIFESTANTES DA UFSC E UDESC EM PASSEATA ATÉ O TERMINAL DE INTEGRAÇÃO DO CENTRO.

Alunos e professores do IFSC campus Florianópolis aderiram à paralisação nacional contra os cortes na educação nesta quarta-feira (15). Atividades organizadas pelo grêmio estudantil contaram com mesa de debates, exposição de trabalhos acadêmicos, atividades de diversas unidades curriculares e outros.

A paralisação nacional dos estudantes e professores de Institutos e Universidades Federais contra o bloqueio de 30% do orçamento destinado às respectivas instituições feito pelo Ministério da Educação (MEC) foi organizada por meio de movimentos sociais e estudantis, sindicatos, como SINASEF (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação) e organizações como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

No IFSC Centro, o Grêmio Estudantil Livramento organizou um dia de atividades voltadas aos discentes, docentes e comunidade externa. A programação foi disponibilizada pela organização em redes sociais. E contou com café da manhã coletivo; mesas sobre movimentos estudantis, culturais e sindicais para mostrar as formas de se organizar em Florianópolis e lutar por seus direitos; oficinas de diversos projetos ocorreram para a promoção da extensão no campus. Destaque-se a atividade "Arte Engajada", que contou com a presença de Alexandre Beck, autor das tirinhas do "Armandinho". Além destes momentos programados também houve a exposição de banners trabalhos acadêmicos do IFSC Continente no hall de entrada.

Na hora do almoço, uma refeição coletiva e gratuita foi fornecida pelo sindicato, sendo ela pão com linguiça, além de uma opção vegetariana.


Após o almoço, os estudantes se concentraram no campus para irem a catedral.


Manifestantes da UFSC e UDESC rumo à Beira-Mar Norte (Foto da aluna Isadora Mathias)

Na ida à Catedral os manifestantes do IFSC se uniram por volta das 15h30 com estudantes e trabalhadores da UFSC e UDESC, que estavam em passeata desde a Trindade, passando pela Beira-Mar e chegando na Mauro Ramos. Logo após a concentração dos manifestantes em frente à Praça XV, seguiram em passeata para o Terminal de Integração do Centro (TICEN), em seguida por volta das 18h um grupo menor de manifestantes foi à Praça das Bandeiras, em frente à Assembleia Legislativa (ALESC), onde a passeata teve seu desfecho.

Segundo dados da organização do evento, havia em média 30 mil pessoas no local e fora um ato completamente pacífico, já que, conforme dados da Polícia Militar, disponibilizados pelo Jornal Diário Catarinense, não houve ocorrências durante a manifestação.




 
 
 

コメント


2018. É novax. Produzido disciplina Português

bottom of page