Alunos do IFSC se Preparam para Competição da Fórmula Drone
- Vitória Bitencourt
- 13 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

Alunos da sétima e oitava fase de eletrotécnica montam a primeira equipe intitulada como "Humminbird Team", do campus Florianópolis, para participar da competição Formula Drone, uma iniciativa de caráter educacional da SAE BRASIL. A competição (evento final) tem data marcada de 2 a 4 de agosto de 2019, sendo o local de realização do evento a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Itajubá, MG. O projeto Fórmula Drone, tem alcance nacional e é aberto para participação de equipes de escolas técnicas públicas e privadas.
Orientados pelo professor Leandro Sebastião do departamento de eletrotécnica, o grupo "Humminbird Team" resolveu criar a equipe com o intuito de dar um começo e possibilitar a participação nos próximos anos, já que os integrantes Vitor Zimmermann, Lícia Gonçalves e Fernanda Ceretta tiveram acesso ao cartaz que divulgava a competição faltando poucos meses para a realização da mesma. Após os três terem acesso ao cartaz resolveram reunir integrantes para a equipe, assim convidaram também Artur Ilha e Lucas Brum para dar o start.
O grupo conta com 15 componentes e possuia objetivo inicial de ir para competição somente para levantar voou do drone sem participar das outra provas, pois o cronograma está apertado “ Nós começamos só agora nos últimos três meses” mencionou Vitor, o time percebeu que o cenário pode ser mais promissor, o que elevou a confiança dos mesmos em participar de todas as provas “ No momento que a gente começou a se organizar, formamos a equipe e conseguimos os recursos necessários para montar o drone, nos vimos que o cenário poderia ser mais promissor e quem sabe sair com uma boa colocação.” Declarou Lícia.
Artur membro da equipe comenta que a organizadora da competição tem como objetivo propagar conhecimento e desenvolver soluções. Por isso criam competições estudantis para que os estudantes desenvolvam tanto a troca de conhecimento entre si, o qual é um dos principais valores da SAE BRASIL, quanto a habilidade de desenvolver ideias e vendê-las, sendo assim os objetivos do grupo estão alinhados com as da organizadora da competição.
O time conseguiu uma parte significativa dos materiais para a construção do drone e do frame através da equipe de alunos da UFSC, Céu Azul, para conseguir fundos, com a finalidade de pagar as passagens da viagem, às camisetas, os matérias que ainda faltam, estão buscando patrocínio e utilizando recursos como verba para projeto de pesquisa e rifas.
Sobre a Competição O projeto é divido em duas partes principais 1. Competição de engenharia - Equipes, orientados por professores de suas instituições, tendo por objeto de interesse técnico uma aeronave, tipo drone, dotada de sistemas orientados para o cumprimento de determinadas tarefas que constituem o desafio técnico da Competição. 2. Programa de treinamento e capacitação - voltado (mas não limitado) a professores orientadores das equipes concorrentes, estruturado de maneira modular, em conexão com temas de direto interesse à Competição.
Para mais informações sobre a equipe: https://www.instagram.com/hummingbird_drone
Comments