Clube Náutico Riachuelo cria parceria com o Instituto Federal para a divulgação do Esporte Remo.
- João Viktor Cordeiro
- 13 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

No dia 06 (seis) de junho de 2019, o clube náutico Riachuelo concluiu mais uma palestra no IFSC para a divulgação do Remo, esporte pouco conhecido pelosjovens. Segundo a coordenadora da assessoria de educação física, Andresa Silveira Soares, esta parceria teve início no segundo semestre de 2018, com o intuito de divulgar o esporte para os alunos e, de certa forma, mostrar que existem esportes interessantes além dos esportes hegemônicos .
O vice-presidente do clube Leonel Euzébio de Paula, como ex-aluno e ex-professor do Instituto, presumiu que seria uma boa oportunidade de divulgação e influenciaria no crescimento do esporte. “Com o passar do tempo eu comecei a dar minha vida e me apaixonei pelo esporte”, diz Luca Suplicy de 17 anos, estudante do IFSC e atleta do clube.
Completando 104 anos em 2019, o clube tem o objetivo de formar o cidadão na sociedade, trabalhando o companheirismo e a relação do mesmo com uma equipe. “O remo, assim como outros esportes, tem a finalidade de trabalhar os músculos do corpo, a respiração etc. Todavia, o remo é um dos esportes mais seguros, pois não envolve choques ou contatos físicos”, afirma Leonel que pratica o esporte desde criança, “Minha motivação para ingressar no esporte foi hereditária,” já que é o Remo é presente na família há algumas gerações.
"Um dos maiores problemas do Remo é a divulgação”, conta o vice-presidente, “pois as mídias não divulgam eventos sobre o esporte e isto dificulta o crescimento [...]dentro da sociedade, já que a mesma se encontra presa aos esporte hegemônicos, como futebol e voleibol. “Eu não sabia nem que existia Remo em Florianópolis, e hoje sou apaixonada pelo esporte”, afirma Layla Luisa, também atleta do clube.
Com a parceria junto ao IFSC, tanto o vice-presidente quanto a coordenadora de educação física, acreditam que o esporte tem crescido, porém não em massa. “Acredito que, pelo fato do esporte requerer muita disciplina, dedicação e não ser acessível para todos os alunos, nem todos se interessam pelo esporte, entretanto, os que se interessam tenho certeza que se tornarão grandes atletas”, diz Andresa. Também no segundo semestre, juntamente com Luca e Layla, foi chamado Thiago Almeida, conhecido como “ capi”, formado em educação física e atualmente é treinador do clube náutico Riachuelo.
As palestras efetuadas, tanto no IFSC quanto em outras escolas, contam com equipamentos de treino dos atletas, usado para a demonstração dos movimentos necessários para efetuar a remada. Tal palestra é marcada todo semestre e é apresentada ao alunos da 1a fase de todos os cursos. Por fim, O vice-presidente Leonel Euzébio de Paula comentou “O clube se encontra ao lado do terminal rodoviário Rita Maria, na baía Sul e é aberto de segunda à sexta-feira. Qualquer pessoa pode ir e fazer uma aula experimental de graça e posteriormente, se gostar, pode ingressar no clube”.
Comments