top of page

Falta de lanches veganos na cantina do IFSC Florianópolis provoca indignação

  • Guilherme Amaral Alves
  • 13 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Imagem fotografada pelo jornal.

De acordo com os estudantes, uma das dificuldades para se virar vegano é a falta deste tipo de lanche na cantina escolar.


A cantina do IFSC Florianópolis já há tempos não "quebra um galho" para aqueles que seguem o estilo de vida vegano. Perguntamos a Victoria de Oliveira, adepta ao veganismo há mais de um ano, sobre o que ela pensa em relação às opções veganas na cantina: "que opções?" Responde Vitória em tom de brincadeira.

Atualmente os únicos lanches veganos são as frutas e ocasionalmente um brownie ou alfajor, todos os outros são tira-gostos como paçoca, balas e batata palha.


"Eu acho que poderia ter uma inclusão sim, porque o IFSC tem um número considerável de estudantes veganos e vegetarianos, e os vegetarianos também preferem as opções veganas. O que eu vejo de opções sem nada de origem animal na cantina é só banana, maçã, paçoca e às vezes tem um alfajor vegano lá. Acho bem chato essa coisa de ficarem excluindo os veganos dos cardápios, até porque quem não percebeu que o mundo está mudando está de olhos fechados." Diz Vitória quando perguntada sobre a inclusão de lanches veganos no cardápio.


Já Manuela Cardoso, também estudante do IFSC e vegetariana, elogia alguns dos lanches ovolacto-vegetarianos, enquanto crítica outros: "O salgado de queijo com tomate seco é uma delícia, mas o de brócolis geralmente é meio pastoso. O pão de queijo é imprevisível, às vezes bom às vezes quase cru. Tem um sanduíche natural também, mas é super seco. Os bolos e o pastel de queijo são muito gostosos."

Mas permanece o fato de que apesar da variedade de lanches vegetarianos, as opções veganas ainda são muito escassas.


Caso houvesse mais lanches veganos, Manuela disse que optaria por estes no lugar dos que ela come atualmente: "Estou em fase de transição para o veganismo e uma das dificuldades que encontrei é a falta de opções "quebra galho" na cantina do IFSC. É claro que consumir frutas é uma opção saudável, mas acho que ter opções de salgados sem ingredientes de origem animal seria bem conveniente, nada muito elaborado, pois entendo que a cozinha deve ser otimizada. Um sanduíche natural como os que já são vendidos na cantina sem queijo, pipoca ou bolos veganos seriam ótimas opções."


Essa inconveniência para aqueles adeptos a esse estilo de vida é contornado pela maioria dos estudantes veganos trazendo lanches de sua própria casa, mas todos esperam que um dia a cantina inclua uma variedade maior de produtos para este público.


Questionada sobre a falta de lanches veganos, a cantina respondeu: "Não existe procura suficiente. Já colocamos empanados veganos, mas vendia uma ou duas unidades, e o resto era jogado fora. Atualmente temos brownies veganos, mas as pessoas ainda preferem os produtos convencionais."



 
 
 

Comments


2018. É novax. Produzido disciplina Português

bottom of page