IFSC implanta Projeto Lixo Zero no Câmpus Florianópolis
- Enrique Wagner Federle
- 13 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

Florianópolis será a primeira capital brasileira Lixo Zero. O Programa Florianópolis Capital Lixo Zero foi instituído através de um decreto (Decreto n° 18.646/18) publicado no Diário Oficial do Município, com a finalidade de incentivar os cidadãos da cidade a reduzirem a produção de resíduos.
O Instituto Lixo Zero Brasil é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, com sede em Florianópolis, o instituto tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização nas empresas, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que elas produzem.
Em fevereiro de 2018, o acordo da Rede de Cooperação Acadêmica Lixo Zero foi assinado pelas instituições IFSC, UDESC, UFSC e Zero Waste Academy. Este acordo firma o comprometimento das instituições de tornarem-se Lixo Zero.
Os principais objetivos para entrar na Rede de Cooperação Acadêmica Lixo Zero foram:
Meta 1 – Implementar e/ou expandir a coleta de resíduos sólidos com separação mínima em 3 frações: rejeitos, Resíduos Recicláveis Secos e Resíduos Orgânicos;
Meta 2 – Eliminar o uso de copos plásticos descartáveis(mínimo) nas instituições;
Meta 3 – Eliminação de lixeiras internas nas salas de aulas e setores administrativos para residuários diferenciados para a coleta mínima em 3 frações.
A Rede IFSC Lixo Zero é representada pela Coordenadora Geral, Professora Twisa Thiemi Barcellos Nakazima do Câmpus Florianópolis, a qual vem executando, há vários anos, ações lixo zero em diversos Cursos e Câmpus do IFSC. Atualmente os resíduos do Câmpus Florianópolis são coletados pela COMCAP e devidamente encaminhados para a Usina de Triagem no bairro Itacorubi (recicláveis) e para o aterro sanitário de Biguaçu (orgânicos e rejeitos), bem como para o Projeto ReÓleo.
Comentarios