IFSC Proporciona Atividades de Lazer para Idosos
- Yasmin Petter Pires
- 13 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

O IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) abre as portas da instituição semanalmente para a realização de atividades de lazer aos moradores da terceira idade. A iniciativa denominada “Projeto Saúde e Lazer’’ oferta exercícios, como ginástica e dança, além de clubes do livro e de informática, gratuitamente à comunidade.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou no dia 22 de maio através da pesquisa “Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2018” que a população brasileira com mais de 65 anos cresceu cerca de 26% nos últimos seis anos. Além de avanços tecnológicos, este crescimento também é impulsionado pelo aumento da preocupação com a saúde mental e física desta classe. A prática de exercícios físicos nesta fase da vida acarreta inúmeros benefícios, tais como: a melhora da capacidade cardiovascular, o aumento da imunidade e, além disso, promove melhorias nos aspectos sociais e psicológicos. “Além dos benefícios à saúde, por elas estarem se movimentando, a gente tem pessoas que chegaram aqui até de bengala; e hoje elas dão corridinhas e vem caminhando de casa. A integração social também é muito importante, porque em muitos casos a pessoa começa a ficar muito em casa”, reforça Adriana Dorieux, coordenadora e professora do projeto.
O projeto, que já existe há mais de 20 anos, inicialmente era restrito aos funcionários do câmpus, porém, devido à baixa adesão, foi aberto logo depois para a participação da comunidade. Atualmente, conta com mais de 140 alunos, é coordenado por Adriana Dorieux e é regido por professores voluntários. Para aderir às atividades é requerido um atestado médico indicando a capacidade do idoso de executar atividades físicas, e, então, os indivíduos ingressam em uma das duas turmas fixas, se houver vagas. Para a aluna Ruth Heller, de sessenta anos, que frequenta as aulas há anos, as atividades são muito boas. Também assegura ter sentido diferenças físicas e psicológicas: “A gente acha que parece que não vai fazer efeito, mas faz”.
Os encontros acontecem toda segunda, quarta e sexta-feira no ginásio do câmpus das 7:30 da manhã até às 8:30 para a primeira turma e das 8:30 até às 9:30 para a segunda turma. Ademais, a atividade de dança circular ofertada também no câmpus ocorre nas quartas-feiras às 17:30 no ginásio.
Comentarios