top of page

Qual a senha do Wi-Fi?

  • Natália Koehler
  • 13 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Não, esta não é uma reportagem sobre a paródia postada por Whindersson Nunes há 3 anos atrás! O assunto é a rede Wi-Fi IFSC visitantes disponibilizada para quem visita o câmpus do IFSC na Mauro Ramos, essa rede que os alunos estão sem o acesso. Nessa semana a conexão com a rede Wi-Fi IFSC visitantes ficou impossibilitada para os alunos, já que a senha desta foi mudada e não disponibilizada aos estudantes. Embora seja informado na parte inferior da aba de login da rede que o uso dela para alunos é proibído, muitos alunos utilizam da rede para fins educativos e uso de redes sociais.

Os alunos João Gustavo Farias e Guilherme Vinicíus que cursam atualmente a 2º fase do curso de Edificações foram entrevistados nesta quarta-feira (12/06). Eles foram questionados sobre já ter lido que a rede é de uso restrito para visitantes e o aluno João Gustavo respondeu “Não, eu não sabia que este Wi-Fi era restrito aos visitantes do IFSC.”, já o aluno Guilhereme respondeu que já havia lido no site, mas continuava a usar. Eles foram questionados também sobre ter internet liberada para os estudantes por que usar a rede disponibilizada para os visitantes do câmpus. “Eu justamente utilizo a internet que me é proibida pois a fornecida aos alunos é muitas vezes de baixa qualidade, por vez também acaba não pegando em muitos locais do câmpus.", disse João Gustavo. O estudante Guilherme concorda na questão

da qualidade e acrescenta que a rede para os alunos bloqueia alguns aplicativos dos quais querem usar. O aluno João Gustavo ainda complementou “Acredito que deveriam repensar na proibição do uso do Wi-Fi para visitantes ou então fornecer uma internet melhor para os alunos não utilizarem desta.” Em uma reportagem ao aluno do câmpus Luis Borges, a Coordenadoria de Serviços e Redes do Instituto se pronunciou sobre a qualidade da rede Wi-Fi destinada para os estudantes do câmpus: "a velocidade da internet é reduzida pela quantidade de gente utilizando foi relatado que há cerca de novecentas pessoas conectadas à rede ao mesmo tempo, especialmente em certos momentos do dia, o que acaba causando uma certa instabilidade.". A CSRI propôs, em relato para o aluno, observar os pontos de maior concentração de alunos para assim poder melhorar a qualidade do equipamento. Como dito pelos alunos João Gustavo e Guilherme que a qualidade do Wi-Fi visitantes se sobressai à qualidade do Wi-Fi alunos, a CSRI também se comunicou sobre esse ponto para o estudante Luis Borges: "a velocidade em ambos pode variar de celular para celular, pois cada modelo tem uma estrutura diferente para o wifi. Para suprir todas essas estruturas ao mesmo tempo, com a verba e os equipamentos do instituto, seria uma tarefa difícil."


 
 
 

Comments


2018. É novax. Produzido disciplina Português

bottom of page