IFSC encerra matrículas para cursos de graduação no segundo semestre
- Rachel Pantalena Leal
- 24 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Na última segunda-feira (17 de junho), encerrou as matrículas de cursos superiores no IFSC, realizado através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foram ofertadas 792 vagas para cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e de tecnologia). Disponibilizando 21 cursos nos câmpus Florianópolis,Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul-Centro, Jaraguá do Sul-Rau, Joinville, Gaspar, São José e Palhoça Bilíngue. As inscrições foram abertas no dia 4 até 7 de junho e as matrículas deram início no dia 12 do corrente mês.
Os concorrentes às vagas poderiam participar se tivessem realizado todas as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no ano de 2018 e passado com uma pontuação de 300 na redação. Outro fator obrigatório era a conclusão do ensino médio ou o diploma de ensino superior.
O processo de seleção ocorreu com as notas de corte para cada curso, tendo como base o total de vagas que o curso oferece e o número de candidatos inscritos, por modalidade de concorrência. Se o candidato fosse do Sisu, ele tinha a oportunidade de solicitar até duas opções de vagas, classificando em ordem de preferência, as opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.
No Câmpus Florianópolis foram distribuídas 296 vagas para 8 cursos, sendo eles: Design de Produto, Eletrônica Industrial, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica, Gestão da Tecnologia da Informação e Sistemas de Energia. As matrículas foram efetuadas nos departamentos responsáveis pelos cursos.

Segundo Shirlei Garcia, assistente social que atua na comissão de análise de renda dos cotistas, apenas 19 de 72 cotistas de baixa renda compareceram até às 15 horas de segunda-feira. “Isso ocorre devido a baixa procura”, diz Shirlei. Acredita-se que a baixa procura é uma consequência do curto tempo de matrícula que os participantes tiveram para realizá-la, outro fator que influencia no baixo número de matrículas desta primeira chamada do Sisu é o fato de muitos desses aprovados serem de outros estados.
As vagas que ficarem ociosas após o período de realização dessa primeira chamada serão disponibilizadas para preenchimento através do “chamadão”, que vai ocorrer no dia 1º de julho.
Comments