FENET convida alunos do IFSC – Campus Florianópolis para o Encontro Sul dos Estudantes em Ensino Téc
- Julia Castello Branco
- 27 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Membros da FENET, Federação Nacional de Estudantes em Ensino Técnico, passaram de sala em sala essa semana (do dia 24 até 28 de junho) convidando alunos para o Encontro Sul dos Estudantes em Ensino Técnico, que acontecerá nos dias 6 e 7 de julho no IFSC São José.

O encontro irá reunir estudantes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul em dois dias de debates, construções coletivas e atividades culturais para organizar as movimentações contra os cortes de verba nos Institutos Federais. “A gente saiu agora de um momento de várias mobilizações, dos dias 15 e 30 de maio e 14 de junho, que foram super importantes para a luta dos estudantes contra esse governo fascista que está tirando os direitos dos estudantes e dos trabalhadores”, explica Luíza Wolff, aluna do curso de saneamento do campus Florianópolis. A aluna também nos conta mais sobre o que será discutido no evento: “O Encontro vai falar sobre as questões de permanência dentro dos institutos, dos cortes e da previdência”. O encontro terá como objetivo principal discutir e educação pública, gratuita e de qualidade e porque ela é importante para o povo brasileiro.
Luíza ressalta que é super importante que os alunos participem, “Sem a gente se organizar como estudantes, não vamos conseguir derrubar os cortes feitos pelo governo.” Ela cita exemplos de movimentações estudantis que tiveram sucesso, como a feita pela FENET no Rio de Janeiro, que conseguiram que uma lei que garanta o passe-livre para alunos de instituições federais do estado todo fosse aprovada. “Aqui no IFSC, temos alunos que ficam na escola o dia inteiro e não almoçam, precisamos garantir a alimentação desses estudantes”, ela diz que esse tipo de mobilização é importante não só para a defesa dos direitos dos estudantes, mas para a reivindicação do que eles precisam.
No final da entrevista, a aluna volta a falar da função do encontro de discutir as questões políticas que afetam os institutos e estudantes do ensino técnico e de fazer a ligação entre os estudantes dos três estados da região.
A FENET também pede aos estudantes que desejam participar para que contribuam com um valor de 50 reais (ou 40, pagando adiantado) para que seja possível fornecer alimentação e alojamento para os alunos.
Comments