top of page

Jornalista Elaine Tavares realiza palestra para os estudantes do IFSC

  • Lucas Martins Lowen
  • 5 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

Foi realizada nesta quarta-feira (dia 04/09) uma palestra com a jornalista Elaine Tavares para alunos do Instituto Federal de Santa Catarina do câmpus Florianópolis, com o intuito de sanar as dúvidas que os estudantes têm sobre o mundo das notícias e estimular um olhar crítico sobre ele.

A jornalista apresentou aos alunos como as notícias são cruciais para a sociedade e que elas podem ser duvidosas ao mesmo tempo, sendo as fake news os maiores exemplos. Mas as reflexões foram além, Elaine botou em pauta como as notícias são sempre controladas por empresas e, por isso, essas podem esconder a 'verdade dos fatos' e nisso citou a prisão do atual prefeito Gean Loureiro, que, embora seja conhecida por todos, pouquíssimas pessoas tem noção das causas e consequências. A jornalista pontuou que os alunos percebem e tenham uma visão crítica sobre como as grandes empresas têm controle sobre a sociedade quando apenas mostram o que querem.

Também ensinou como o pensamento crítico é a única coisa que salva o povo no meio dessa onda de informações que cai sobre as pessoas todos os dias, em que muitas vezes são apresentadas informações falsas ou notícias longe de serem imparciais. Com falas de cunho forte, a jornalista gerou polêmica entre alguns estudantes que puderam questionar seus argumentos e colocar seus próprios pontos de vista, já que a palestra foi praticamente baseada em colocações e perguntas dos alunos.

Elaine é uma jornalista nascida em Uruguaiana, mas criada em São Borja, ambas no Rio Grande do Sul. Atua em mídias desde jovem, já trabalhou em meios comunicativos como Rede Globo e o jornal Zero Hora. É formada em jornalismo pela UFSC, onde trabalha efetiva desde 1994. Elaine também sempre atuou na Comunicação Popular e Comunitária, seja assessorando movimentos sociais e sindicatos, ou realizando a formação de agentes de comunicação popular. Além de professora da no Curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí, é pesquisadora do IELA (Instituto de Estudos Latino-Americanos). Já passou por dificuldades em sua carreira, como na década de 90, em Florianópolis, quando ela foi ameaçada de morte ao expor ações suspeitas da Polícia Militar.



 
 
 

Comentarios


2018. É novax. Produzido disciplina Português

bottom of page