top of page

110 Anos do IFSC: Debate sobre efeitos do Future-se é realizado no campus

  • Mariana Pordeus Santos
  • 9 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

No dia 5 de setembro, mês em que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina completa 110 anos, o corpo discente e o grêmio Livramento do IFSC - Campus Florianópolis juntaram-se para realizar três debates - no período matutino, vespertino e noturno - sobre o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – FUTURE-SE, programa lançado pelo MEC em 17 de julho que visa aumentar a autonomia financeira de universidades e institutos. A palestra contou com diversos convidados e participação aberta dos estudantes.

O Future-se é um projeto que causou muita polêmica desde seu anúncio — sua proposta trata-se de desenvolver parcerias com organizações sociais para que sejam realizados investimentos nas instituições federais. A administração desse fundo financeiro do programa virá de uma instituição financeira privada. Ainda que a adesão a este programa seja voluntária, ele tornou-se motivo de manifestações pelo país inteiro durante o mês de agosto. Muitas instituições ainda não se posicionaram sobre o assunto; o projeto pode ser encontrado na página do MEC on-line.

A aluna encarregada da presidência do Grêmio Estudantil Livramento, Ísis Leites (17), comenta sobre o debate realizado no ginásio do Campus Florianópolis, ressaltando que vários pontos de vista foram colocados e o debate foi proveitoso. “A participação dos estudantes nos eventos organizados para que temas atuais sejam debatidos é essencial e esses eventos são primordiais pra formação crítica dos estudantes.”, cita a estudante. Leites posicionou-se firmemente contra o programa, comentando-o como “controle total do conhecimento”. Ao ser perguntada sobre as decisões futuras do grêmio a respeito de possíveis greves e posicionamentos, respondeu que será ainda decidido em assembleia.

A palestra contou com a presença de diversos convidados, sendo eles Patrícia Egerland, do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período matutino, Marco Antonio Vezzani, do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) e Andrey Santiago do DCE da UFSC no período vespertino, além de João Goulart Jr da assessoria de ensino do IFSC e Elenira Oliveira Vilela do SINASEFE em todos os turnos.

Em setembro, o IFSC Câmpus Florianópolis completa 110 anos de existência e ainda que sob outros nomes, sempre foi uma instituição de ensino público muito reconhecida por bons resultados. O estudante do curso técnico integrado em Saneamento Victor Prates, que compareceu ao debate do período matutino, comenta o projeto como “basicamente uma afronta à continuidade do ensino público”, citando a dificuldade que seria de manter a instituição sem mensalidades caso o IFSC participe do programa.



 
 
 

Comments


2018. É novax. Produzido disciplina Português

bottom of page