top of page

Olimpíada Geobrasil: Equipes do IFSC são as melhores do estado e passam para a etapa nacional

  • Daniel Dutra
  • 10 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

No dia 30/08 (sexta-feira), os resultados da etapa online da 5ª edição da Olimpíada Geobrasil (OGB) foram divulgados e as três equipes participantes do IFSC ganharam medalha de ouro em Santa Catarina, porém, apenas duas das três equipes se classificaram para participar da etapa presencial, que ocorrerá em Campinas nos dias 18, 19 e 20 de setembro.


É a primeira vez que equipes do IFSC são formadas para participar da OGB. O professor de geografia do IFSC e orientador de uma das equipes participantes, Marcelo Garcia, comentou: “Nós estávamos com apenas dois professores de geografia, e nós nunca tivemos chance de conseguir organizar as nossas atividades laborais como professor e a nossa carga horária para que pudéssemos inscrever as equipes. Como a gente tem agora a professora Graziela, que é a nossa colega, a gente conseguiu efetivamente inscrevê-los. [...] se nós conseguirmos no próximo semestre novamente ter três professores de geografia, nós vamos elaborar um projeto para que tenhamos mais alunos participando das olimpíadas de geografia.”


Marcelo ainda completa “Ficamos extremamente felizes com a conquista deles.”, “Nos sentimos orgulhosos dos alunos, que participaram, que se dedicaram, que pesquisaram, e que construíram conosco um grupo de estudos a respeito das temáticas de geografia e de ciências da Terra.”

Vitor Zimmermann, aluno da 8ª fase de eletrotécnica e participante de uma das equipes que passou para a etapa presencial, falou sobre a conquista: “A gente não contava com isso, a gente não esperava que a gente ia conseguir passar. Foi uma felicidade muito grande quando a gente foi [para a etapa presencial] e agora a gente tá nessa reta final pra conseguir ir muito bem na prova. A gente tá estudando bastante pra conseguir chegar lá e fazer uma pontuação bem alta, porque são questões bem mais difíceis.”


Vitor também contou sobre a importância da participação dos alunos em olimpíadas como a de geografia: “Eu acho que mais pessoas deveriam participar da olimpíada [de geografia] e de outras olimpíadas, porque todas elas envolvem conhecimento e tu aprende coisas novas que só na sala de aula tu não aprenderia. [...] Então as olimpíadas são muito importantes para o desenvolvimento dos alunos e do desenvolvimento da sociedade em si, por isso eu acredito que seja muito importante a participação de vários alunos nessas atividades.”


A OGB é dividida em duas etapas: uma online e uma presencial. Nas três fases online, as equipes disputam com outras equipes do seu estado para alcançar o máximo de pontos possíveis, que são conquistados ao responder corretamente às questões propostas, que envolvem os assuntos de geografia e das ciências da Terra. Acabando a etapa online, as duas equipes que alcançaram maior nível de pontos em seu estado se classificam para a etapa presencial, que ocorre em Campinas-SP, onde elas disputam com equipes de todo o país. Essa etapa é dividida em duas partes, uma onde os alunos respondem individualmente uma prova escrita similar a uma prova de vestibular, e outra em grupo, onde realizam outras tarefas.


 
 
 

Comments


2018. É novax. Produzido disciplina Português

bottom of page