Clube de Escrita Apresenta Marcelo Yuka
- Letícia Gomes Fernandes
- 12 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Nesta última terça-feira 10/09/2019, a professora de literatura e escritora Elisa Tonon realizou no Clube de Escrita a oficina “Paz sem voz não é paz é medo”, com o objetivo de compartilhar com os que ali estavam presentes um pouco do trabalho desenvolvido a partir de pesquisas feitas pela mesma, sobre o músico Marcelo Yuka, um dos fundadores da banda O Rappa e, posterior, do grupo F.U.R.T.O. A oficina foi realizada no laboratório textual do Instituto Federal de Santa Catarina.
Elisa Tonon apresentou uma série de slides contando um pouco mais sobre a carreira de Marcelo Yuka, chamando atenção para as músicas compostas por ele - “Suas letras eram voltadas para questões sociais, tinham um olhar crítico e de denúncia”.
Ela fez uma observação sobre o trecho de uma palestra do TED, onde o músico desenvolve o conceito de corpo social, e fala a importância de sonhar para que aconteça uma expansão desse corpo. Logo após, houve uma breve discussão sobre como o que se ouve e assiste contribui com a forma da pessoa olhar o mundo. Tonon nos apresentou o clipe da música “Minha Alma”, para usarmos como uma fonte de inspiração e propôs para os participantes que desenvolvessem a produções escritas, com base nos fragmentos de músicas distribuídos e partir de todas as reflexões feitas. A oficina resultou em poesias encantadoras.
A aluna Maria Luiza Ditter, do curso técnico integrado em química nos

contou um pouco sobre o que ela achou da oficina:
“ Foi uma oficina muito tocante, pois vendo a História do integrante do Rappa, e ver todas as dificuldades enfrentadas, e mesmo assim ele não desistiu, me deu força e coragem de enfrentar e de lutar pelos meus direitos, como cidadã brasileira, como mulher, e estudante de escola pública federal”.
O Clube de Escrita completou neste presente ano, 5 anos de existência, ele surgiu através da iniciativa de estagiárias e do interesse dos próprios alunos, mas sempre foi coordenado pela professora Elisa Tonon. Hoje, uma das responsáveis pelo clube é a professora de língua portuguesa Rachel Pantalena Leal, que informa que ele é um clube aberto para os alunos e toda a comunidade externa, seus encontros acontecem no laboratório textual (labtexto) do Instituto Federal de Santa Catarina todas as terça-feiras das 12h às 13h30.
Comments