top of page

Funcionário do CTIC esclarece dúvidas em relação ao Wi-fi do Câmpus

  • Guilherme Henrique Benck Bandeira
  • 23 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

O serviço de internet Wi-fi continua com mau funcionamento nas mediações do IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Florianópolis Centro - incomodando e chateando estudantes da instituição até o momento. Foi feita uma entrevista no dia 19 de setembro com um funcionário do CTIC para que ele sanasse dúvidas em relação a rede Portal_Alunos_Teste.

Não é de hoje, 23 de setembro, que o serviço de internet Wi-fi no IFSC anda em más condições de funcionamento, ou melhor, não anda funcionando.

O problema surgiu no início do mês de agosto, quando a rede IFSC-Visitantes ficou inacessível e as outras redes, de difícil acesso, gerando desconforto em alunos que dependem da web, já que não possuem plano de internet em sua operadora: "É péssimo, porque ficamos desconectados de tudo e sem informação.", Diz Gabriel Ponzi, estudante do Ensino Médio Técnico - Curso de Eletrônica.

Após o início do segundo semestre de 2019, estudantes notaram alguns banners em certos murais do IFSC, que relatavam uma nova rede Wi-fi, a Portal_Alunos_Teste. Os alunos tentaram logar nesta rede, mas sem sucesso para uma boa parte deles. A Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) do Câmpus cedeu uma entrevista com o funcionário Thiego V. Coan para esclarecer o que tinha acontecido com o Wi-fi, o que mudou na nova rede e quais eram os passos para logar nesta, visto que alguns celulares logavam, mas não se conectavam a internet. Thiego respondeu de maneira clara e breve. Disse que criaram a Portal_Alunos_Teste para só os alunos usarem apenas, pois antes eles usavam a IFSC-Visitantes, admin, entre outras redes. Desta vez foi alterada a forma de comunicação para com os celulares: antes o "sinal de acesso" passava pelo CTIC, ia para outro departamento, ia para a reitoria e lá tinha a controladora que autorizava o acesso, então voltava para o departamento, depois para o CTIC, que o disponibilizava. Agora o "sinal de acesso" passa pelo CTIC, este autoriza o acesso e já está liberado para usar o Wi-fi, evitando erros de autorização e timeouts de comunicação. Para poder acessar a rede, é necessário logar utilizando o user e password do SIGAA (o novo Portal Alunos), mas os celulares da marca Motorola não reconhecem o autenticador, portanto, não abrem a página de login. A solução é ir ao CTIC (localizado no bloco D, sala 005) e registrar seu endereço MAC com eles, escapando deste problema (Obs.: aparelhos da Samsung e Iphone estão funcionando normalmente).

Após a entrevista, Thiego concluiu que a Portal_Alunos_Teste não é perfeita e que existem inúmeros problemas técnicos e estruturais: "Tem vezes que no bloco Central chega a ter 200 pessoas usando a mesma internet e lá não tem nenhum roteador perto e há muita interferência de sinal, travando a rede. Mas, mesmo assim, o pessoal da CTIC está se esforçando para dar aos alunos um melhor acesso à internet". Portanto, os estudantes devem ter paciência para que os problemas com a rede se solucionem aos poucos e, caso o tempo seja longo demais, buscar por seus direitos.



 
 
 

Comments


2018. É novax. Produzido disciplina Português

bottom of page