ESTUDANTES DO IFSC PROMOVEM GRUPO DE ESTUDOS DA HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA
- Louise da Silveira Klein
- 26 de set. de 2019
- 2 min de leitura
No Laboratório de Imagem e Oralidade "Franklin Cascaes", ocorreu o primeiro encontro do Grupo de Estudos da América Latina no século XX, nesta quarta-feira (dia 25 de setembro), ministrado pela professora chilena Anamaría Guenchuman Borquez e organizado pelos alunos bolsistas do laboratório. O encontro reuniu em torno de 30 alunos e contou com a presença de outros professores de história, como Viegas Fernandes da Costas e a ex-discente Denise Araújo do Instituto Federal de Tecnologia e Ciências de Santa Catarina.

O encontro do dia 25 de setembro foi uma programação especial, na qual a professora apresentou características culturais do Chile, como a discrepância de costumes entre norte e sul e a influência de Santiago em todo o território, além de ter sido exibido músicas que resistiram à censura da ditadura militar chilena. A atual conjuntura política do país também foi discutida pelo grupo, em que foram apontadas as semelhanças com o atual cenário brasileiro.
Segundo Vitória Gomes, estudante da segunda fase de química, o grupo de estudos é uma ótima iniciativa para desconstruir a visão colonialista que temos do nosso continente e criar um sentimento de pertencimento à terra que ocupamos. A aluna também expressou sua vontade de participar das próximas reuniões: “A aula ministrada pela professora Anamaría foi muito didática, ela apresentou a cultura popular chilena e contextualizou o cenário sociopolítico, me deixou com vontade de comparecer aos próximos encontros.”
O grupo de estudos tem a intenção de acontecer todas quartas-feiras, das 11h30min às 12h30min, com temas diversificados a cada encontro. Como os livros que fundamentam os estudos de história no mundo são de autores europeus, os encontros sugerem uma outra abordagem dos acontecimentos do século XX, pela perspectiva latino-americana.

Comentários