Cine-clube encerrará o ciclo "Dentro, fora e atrás do armário" nesta próxima sexta-feira (
- Vitória Werner
- 5 de out. de 2019
- 2 min de leitura


Foto retirada do Instagram do CineClube: @cineclubeolho
Nesta sexta-feira (27/09) o Cineclube Ó Lhó Lhó estará rumando para o último filme do ciclo "Dentro, fora e atrás do armário" que apresenta e debate filmes com temática LGBTQ+. Seguindo a sequência da sigla, tivemos na primeira sexta-feira de setembro (06/09) a exibição de "Carol", filme que retrata um romance lésbico; no mesmo dia da semana seguinte (13/09) tivemos a exposição da trama gay, "Moonlight: Sob a Luz do Luar" e o último dia vinte do mês foi dedicado ao filme "The Rocky Horror Movie" uma comédia musical que representa a comunidade bissexual.
Fundado em 2014 pela cineclubista Gizely Cesconetto, que apresenta uma extensa experiência neste ramo tendo participado da criação e coordenação do Cineclube Laguna de 2009 a 2013, com o Grêmio Estudantil Livramento do Instituto Federal de Santa Catarina campus Florianópolis, este espaço foi idealizado por ambos com o intuito de trazer narrativas alternativas para as perspectivas norte-americanas que a sua produção cinematográfica enraiza na consciência coletiva. Para isto, a curadoria dos filmes expõe longas nacionais, latino-americanos e africanos, nas palavras da professora Cesconetto. Contudo não se limita a isso, pois também busca exibir produções que discutam direta ou indiretamente “temas que abordem assuntos da atualidade [e] que tragam reflexões cabíveis ao cotidiano”, como colocou o próprio Cineclube através de umas de suas integrantes, Laura Moreira.
Tendo como sua principal função promover debates, o momento que se segue imediatamente após o filme é a discussão do que foi assistido. A coordenadora Cesconetto faz questão de destacar, no entanto, que não se trata de “uma reunião com entendidos”, sendo “um espaço de todos para todos” e lembra que a definição de cineclube delimita um ambiente democrático e independente que visa a difusão das manifestações culturais dadas através do audiovisual.
Assim sendo, nesta sexta-feira (23/09) será exibido o longa “Laurence Anyways”, do diretor canadense Xavier Dolan. Contemplando a letra ‘T’ da sigla, o filme gera em torno do professor Laurence que deixa de se identificar com o sexo com o qual foi designado e decide fazer a transição para o sexo feminino, tendo sua namorada Fred como apoio. Indicado a vários prêmios e vencedor do Canadian Screen Award de Melhor Maquiagem e do Prêmio Genie de Melhor Figurino Elenco, a sessão começa às 18:00 na sala de Artes Visuais.
Comments