top of page

Segunda Etapa da Olimpíada Catarinense de Química acontece neste sábado (05/10)

  • Rachel Pantalena Leal
  • 7 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

No último sábado (05/10) aconteceu a segunda etapa da 15ª Olimpíada Catarinense de Química (OCQ). Todos os alunos de Florianópolis fizeram a prova no campus do Instituto Federal de Santa Catarina da cidade.

A OCQ é organizada pelo Conselho Regional de Química (CRQ) e pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), e é dividida em três modalidades: A (1º ano), B (2º ano) e C (3º ano). A segunda etapa é composta por 30 questões objetivas, que devem ser resolvidas em até 4 horas.

A olimpíada tem como objetivo aproximar os alunos do meio acadêmico e industrial, incentivando a evolução de conhecimento e melhora de desempenho através da competição entre os alunos. Justificando que a química é uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento científico, tecnológico e social, que mudou o mundo, e que através dela foram proporcionados grandes avanços científicos, desde a preservação do meio ambiente, até a produção de ligas metálicas, medicamentos, entre outras coisas.

Para um aluno da segunda fase que participou da prova, mas não quis se identificar, a dificuldade da prova da OCQ é que caem questões com conteúdos que ainda não foram estudados até a segunda fase, mesmo com a divisão de modalidades da olimpíada. Além disso, as questões geralmente não dão a fórmula química da substância citada, e isso dificulta pois o aluno precisa lembrar pelo nome qual seria a fórmula do elemento.

Os alunos com melhor desempenho nesta segunda etapa irão participar da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), que será realizada em agosto do próximo ano com os 40 alunos classificados de cada modalidade nesta segunda etapa das olimpíadas estaduais, incluindo a OCQ. A OBQ é composta por três etapas, que incluem exames teóricos e experimentais em laboratórios. Na segunda etapa da OBQ também são selecionados os 15 estudantes de maior destaque para o Curso de Aprofundamento e Excelência em Química, que é ministrado por professores do Curso de Pós-Graduação em Química de uma das universidades participantes.

Após a segunda etapa da OBQ, na última etapa, é formada uma equipe composta por alguns alunos escolhidos entre esses 15 de maior destaque, e é esta equipe que irá representar o Brasil nas olimpíadas internacionais, a Olimpíada Internacional de Química (IChO) e a Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ).


 
 
 

コメント


2018. É novax. Produzido disciplina Português

bottom of page