IFSC realiza cerimônia de premiação dos alunos participantes da Olimpíada Nacional em História do Br
- Larissa Garcia
- 12 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Dia 18/09 (quarta-feira) aconteceu a cerimônia de premiação da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Esse evento contou com falas, música e comida gratuita para os presentes no auditório do IFSC.
A ONHB é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas que acontece desde 2009 e tem como intuito de promover o estudo das ciências humanas, dando assim visibilidade e mais relevância a uma matéria tão importante como a história.
A Professora Jaqueline Tondato Sentinelo, mais conhecida como Jaque, instrutora das equipes do campus comenta deu seu depoimento sobre a atividade. "Eu avalio a participação do IFSC de maneira muito positiva, porque permitiu que os estudantes entendessem alguns processos da história do Brasil e conhecessem diferentes fontes históricas"
O evento começou perto do meio dia, no auditório do IFSC - Câmpus Florianópolis, com a fala dos instrutores e responsáveis envolvidos com a olimpíada, assim como a direção e a representante do departamento de Ciências Humanas de nossa Instituição.
Para anteceder a entrega dos documentos, houve uma apresentação musical de dois jovens violinistas convidados a participar do evento.
Após essa demonstração artística, se iniciou o ponto principal: a entrega.
Já que para participar da olimpíada é preciso formar um grupo de três pessoas, foi dessa forma que convocaram os participantes ao palco, cada grupo com um nome característico escolhido pelos mesmos. Subiram ao palco, receberam o certificado e tiraram foto com os responsáveis pelo evento (instrutores, departamento de Ciências Humanas, direção,...). E dessa forma se seguiu, até chegarmos no

grupo, o “Vividu”.
Vividu foi um dos dois grupos do estado de Santa Catarina a chegar na final, que ocorre presencialmente em Campinas. Por terem chego nessa etapa da competição, além de receberem a certificação, receberam junto uma medalha de cristal. O resultado dessa equipe revela a própria estrutura da competição, "O formato da ONHB, permite que os estudantes de todo o Brasil (em torno de 73.000) conversem, reflitam, interpretem e debatam sobre diferentes temas da história do Brasil e sua interpretação do mundo se torna mais ampla", reafirma a Professora Jaque, uma das instrutoras das equipes do campus.
Ao final do evento, já ao lado de fora do auditório havia uma mesa com algumas comidas e bebidas para todos que foram à cerimônia.
Com muito foco e dedicação essas equipes tentaram chegar o mais longe possível dentro dessa competição, e ao longo desse caminho, com certeza muito conhecimento e prática de cooperação e coletividade veio ao alcance desses alunos.
Comments