top of page

IFSC realiza eleições para reitoria e direção-geral dos câmpus.

  • Gabriela MAGGIONI
  • 18 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Na quarta-feira, dia 13 de novembro, ocorreu o primeiro turno das eleições para reitor e diretor-geral dos Institutos Federais de Santa Catarina.

Houve um período de campanha, iniciado no dia 15 de outubro, em que os candidatos entregaram panfletos e visitaram salas de aula, explicando suas propostas. Também houve debates entre os participantes.

A votação do IFSC câmpus Florianópolis aconteceu no bloco C, com diversas urnas, contendo listas com os nomes dos estudantes e funcionários em ordem alfabética. Discentes, docentes e técnicos da administração que quisessem votar, deveriam ir à urna com seu nome, apresentar sua carteira de estudante ou crachá e então apertar os números correspondentes aos representantes escolhidos. Pela primeira vez na história do instituto, as urnas foram eletrônicas.

Ao serem perguntados sobre o processo de votação, diversos alunos exprimiram a mesma opinião de que acreditam ser um procedimento muito simples mas também extremamente importante. Foram ouvidas mais particularmente as opiniões de três alunas da segunda fase do curso técnico de edificações: Janaína Martins de Pinho afirmou que foi uma experiência interessante, por ser a primeira vez que pode eleger e pesquisar os projetos e propostas de um representante. Nas palavras da estudante Carolina Volpato Goulart, “o processo eleitoral é tão fácil e organizado, que nenhum aluno teria desculpa para não votar, mesmo que não se identificasse com nenhum dos candidatos, já que existem os votos em branco -os quais, no caso de serem maioria, possibilitam a troca de candidatos da eleição-. Além disso, as urnas estiveram ativas das nove às 21 horas”. Já a estudante Gabriela Carvalho Costa não votou, e diz que foi porque não se sentiu preparada para decidir o futuro da instituição.

Os dois candidatos à direção-geral do IFSC foram Ângela Regina Wiggers, de número 789, e Zízimo Moreira Filho, com o número 110. O eleito foi Zízimo. A provável data de tomada posse do cargo será no dia 20 de abril de 2020.

Os candidatos para a reitoria foram André Dala Possa (66), Consuelo Aparecida Sielski Santos (53), Marco Antonio Vezzani (37) e Maurício Gariba Junior (89). Os candidatos que passaram para o segundo turno são André e Gariba.


O período de campanha do segundo turno para reitoria começa no dia 20 de novembro. As eleições ocorrem no dia 5 de dezembro e a divulgação dos resultados, no dia 6. Outras informações sobre as eleições podem ser encontradas no site do IFSC.



 
 
 

Comments


2018. É novax. Produzido disciplina Português

bottom of page