top of page

Exposição de poesia traz a arte das mãos dos estudantes

  • Gabriel Petter
  • 25 de nov. de 2019
  • 1 min de leitura

A exposição “Projeto Cruz e Sousa: Poesia e Imagem”, que ocorre em novembro deste ano, traz o talento artístico dos estudantes de quinta fase na confecção de molduras caracterizadas de acordo com suas poesias do poeta catarinense Cruz e Sousa. Os trabalhos ficaram expostos na entrada principal do IFSC, e qualquer aluno, funcionário ou visitante pode apreciar ou interagir com as obras.

Organizado pela professora Vivian Bueno da Assessoria de Língua portuguesa, o projeto conta com molduras de diversos tipos e formas, dentre elas se encontram caixões, cruzes, baús e cômodos em miniatura. São encontrados poemas como “O Acrobata da Dor”, “Velho” e “Caveira I”. Alunas disseram achar interessante a ideia e que seria legal de ser feito atividades como essa, fora da rotina de apenas assistir às aulas. Também viram os poemas como difíceis de compreender e de temática triste, percebida, dentre outros trechos, no do poema “Velho”:

Estás morto, estás velho, estás cansado!

Como um sulco de lágrimas pungidas Ei-las, as rugas, as indefinidas Noites do ser vencido e fatigado. Cruz e Souza foi um poeta simbolista do século XIX, nascido em Florianópolis, então Desterro. O poeta teve uma vida conturbada, trabalhou como professor particular, arquivista na Central do Brasil e chegou a fundar um jornal. Após sua morte foi reconhecido como um dos mais importantes simbolistas da poesia ocidental. A exposição compôs o Evento da Assessoria de Língua Portuguesa "Língua à Mostra" que contou com outros trabalhos de outros professores, além de outras atvidades como palestras e relatos de experiência de professores docentes de português. Fonte para história de Cruz e Souza: https://www.infoescola.com/escritores/cruz-e-sousa/


 
 
 

Comments


2018. É novax. Produzido disciplina Português

bottom of page